Capitão Mazzini assume o comando do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão
O capitão Lenin Mello Mazzini assumiu na manhã desta quinta-feira (12) o comando da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros em Campo Mourão, no lugar do capitão Anderson Feijó, que vinha comandando o quartel há sete anos. Feijó ocupará agora a chefia do RH do 5º Batalhão, em Maringá, unidade à qual pertence a companhia do município. A solenidade de troca de comando foi realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acicam), reunindo o prefeito anfitrião Douglas Fabrício, o tenente-coronel Andrey Falkiner Fernandes, comandante do 5° Batalhão de Bombeiro Militar, bombeiros, prefeitos da região, vereadores e demais lideranças locais.
O novo comandante comentou que a expectativa é a melhor possível para os trabalhos. Ele elogiou a estrutura do quartel e a competência técnica dos bombeiros da cidade. Capitão Mazzini estava há 11 anos como comandante do Corpo de Bombeiros em Umuarama. Ele observou que a área de atuação da companhia de Campo Mourão é maior do que a de Umuarama. Lá são 21 municípios, enquanto aqui são 24 cidades de abrangência ao quartel.

Capitão Mazzini adiantou que o foco de seus trabalhos frente ao quartel será a continuidade da prestação do serviço de qualidade à população. “Vamos trabalhar com foco sempre em melhorar o atendimento à população. A gente sabe que a maior demanda de atendimentos é a que envolve acidentes de trânsito. Ou seja, atendimento pré-hospitalar. Então vamos tentar melhorar a estrutura, buscando firmar o convênio do Siate, que ainda não tem na cidade, e conseguir mais equipamentos. Nossa expectativa também é que, com o concurso para bombeiros do Governo do Estado, a cidade possa ganhar mais efetivo”, afirmou.
Durante a troca de comando, o tenente-coronel Andrey Falkiner Fernandes anunciou uma nova viatura caminhonete Mitsubishi L-300, no valor de R$ 300 mil, para auxiliar no atendimento à população de Campo Mourão e região, e uma ambulância Sprinter, que estava em uso, mas emprestada, e agora foi deslocada para permanecer na cidade, reforçando o atendimento pré-hospitalar. “Estamos trabalhando para melhorar o atendimento do Corpo de Bombeiros em Campo Mourão, que é uma cidade polo da região”, enfatizou.
O tenente-coronel disse que está sendo também providenciada a compra de um novo veículo à corporação e que está em estudo a construção de uma nova sede para que a corporação tenha uma estrutura melhor e mais adequada aos militares. “Precisamos de novas instalações que comportem este aumento de capacidade de atendimento que o Corpo de Bombeiros de Campo Mourão está recebendo”, ressaltou.

Dever cumprido
O capitão Anderson Feijó, que está deixando Campo Mourão, lembrou que chegou à cidade ainda em 2018. “Na época, a esposa estava grávida. Hoje, seus três filhos nasceram aqui. Ou seja, criamos um laço com Campo Mourão”, falou. “Saio daqui com a sensação de dever cumprido. Conseguimos bastante avanço neste período com várias conquistas, como viaturas, aumento de efetivo e reformas. Então, saio daqui satisfeito com o trabalho”, complementou.
Feijó disse que a maior dificuldade enfrentada foi no período da pandemia da Covid-19, quando os trabalhos prosseguiram normalmente no quartel, mesmo na época de confinamento (lockdown). “Nosso pessoal não deixou de trabalhar no serviço de emergência um dia sequer. Nossos militares tiveram de trabalhar na situação de dúvida, sem saber se o equipamento de proteção era adequado ou não, atendendo as pessoas, inclusive algumas com sintomas de covid. Foi um período bastante assustador e desafiador, mas deu tudo certo. Demos conta do recado”, comemorou, ao destacar o apoio político que teve enquanto esteve à frente do comando da unidade.
Feijó acrescentou que deixa o município com uma unidade dos bombeiros bem estruturada. “Ela foi reformatada nesses últimos sete anos, tanto a parte estrutural quanto a administrativa. Focamos bastante na qualidade dos atendimentos para o cidadão”, informou, ao comentar que há ainda a expectativa de um novo quartel. Segundo o capitão, o processo está em trâmite. “O terreno está em processo de tramitação em cartório para que ele possa ser doado. Se tudo der certo, Campo Mourão terá uma nova sede do Corpo de Bombeiros nos próximos anos”, prevê.
Durante a troca de comando, o prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício, destacou que o município continuará sendo parceiro do Corpo de Bombeiros para que a estrutura melhore ainda mais. “Sem parceria, hoje nada funciona, inclusive o serviço público. Se as autoridades trabalharem juntas buscando atender bem à população, todos nós ganhamos. Então, parceria é a palavra-chave”, argumentou.