Três colégios terão nova eleição para diretor nesta sexta-feira

Os colégios estaduais Dom Bosco (Campo Mourão), Anibal Khury (Iretama) e 29 de Novembro (Araruna), terão nova eleição para diretor nesta sexta-feira. Em Campo Mourão a eleição realizada dia 7 de julho foi impugnada após denúncias de irregularidades. Já em Araruna e Iretama não houve o quórum necessário de 35 por cento do total de votantes.

Em Campo Mourão, o Colégio Dom Bosco foi o único que teve disputa para a direção. Continuam na disputa para diretora as mesmas candidatas: as professoras Irma Pereira de Lima (atual diretora) e Ester Queiroz. A chapa derrotada, encabeçada pela professora Ester, alegou irregularidades na obtenção dos votos por parte da chapa da atual diretora.

No Colégio Cultura Universal, em Farol, ocorreu situação semelhante. A candidata derrotada na eleição realizada no dia 7 é a atual diretora Shirley Guimarães. Ela também apresentou recurso contra a chapa encabeçada pela professora Rosenilda Farias, que foi acatada pela Comissão Regional e também teria nova eleição. Porém, na tarde desta quinta-feira (22), uma liminar da justiça determinou a suspensão da eleição. O pedido à justiça foi feito pela professora Rosenilda. Ela alegou que o primeiro pleito foi anulado sem dar chance para que ela pudesse se manifestar.

Nos colégios que terão eleição nesta sexta podem votar pais, professores, funcionários e alunos acima de 16 anos. A eleição vai acontecer por plataforma digital ou cédulas impressas, conforme a escolha de cada escola. Dos 55 colégios da área do NRE, seis são cívico-militares e quatro são escolas de Tempo Integral, que passaram pelo credenciamento e por isso não tiveram eleição.

Em 41 colégios houve o processo de escolha no dia 7 de julho, dos quais seis houve renovação e nos demais permaneceram os atuais gestores. Em dois não houve registro de candidaturas e dois não conseguiram quórum (Escola 29 De Novembro, de Araruna e Colégio Anibal Khury, de Iretama).