Entidades fazem vaquinha solidária para viagem que premiará internacionalmente a Rota da Fé

A Agência de Desenvolvimento de Turismo Regional Sustentável (Adeturs) e Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam), iniciaram nesta sexta-feira (13), uma ‘vaquinha’ para levantar recursos para custear a viagem do coordenador da Rota da Fé, Ruben Moyano, à Madri, na Espanha. Lá ele receberá o Prêmio Excelência Turística 2022, pela ‘Rota’. Será no dia 18 deste mês.

As doações podem ser feitas pela chave Pix CNPJ: 24310893000130 (Adeturs Ecoaventuras Histórias e Sabores), em qualquer valor. Os organizadores farão uma prestação de contas posteriormente. Os recursos serão para custeio de deslocamento, hospedagem e alimentação de Moyano.

“Para a região da Comcam, esse reconhecimento internacional será muito importante, pois atrairá turistas para a região e consequentemente será muito positivo para hotéis, restaurantes, agências de turismo, para o comércio em geral. Além disso, trará visibilidade para a região, pois a partir de agora o trajeto que liga Campo Mourão a Fênix passa a ser oficialmente reconhecido no mundo como um dos principais caminhos religiosos do Planeta”, afirmam a entidades.

Santiago de Compostela

Um trecho de cerca de 100 quilômetros da Rota da Fé, entre Campo Mourão a Fênix, passará a ser um trajeto de iniciação para o tradicional Caminho de Santiago de Compostela que há pelo menos um milênio recebe peregrinos na Espanha. Em resumo, a partir de agora, o trecho passa a ser oficialmente reconhecido no mundo como um dos principais caminhos religiosos do planeta.

O convênio para a implantação do chamado Caminho Iniciático de Santiago no Paraná, o primeiro fora da Europa neste formato, foi assinado no dia 18 de novembro entre o Governo do Paraná e a Ordem do Caminho de Santiago de Compostela, da Espanha, por meio de ASICOTUR (Associação Internacional de Cooperação Turística).

“Isso é histórico para a região da Comcam. Vai valorizar o projeto Rota da Fé, divulgar as cidades da região e movimentar a nossa economia com o turismo religioso”, ressaltou Ruben Moyano, que está ansioso por representar a região na premiação do projeto.

A escolha do trajeto, que passará também por Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz foi feita porque esta região abrigou um povoado jesuíta e indígena no século XV. E no local onde a rota termina, em Fênix, ainda se encontram ruínas de construções jesuíticas. Além disso, a Diocese de Campo Mourão foi pioneira na implantação de caminhos religiosos, com a criação da Rota da Fé, que já conta com 60 itinerários na região.

Serviço

Para colaborar com a ‘vaquinha’ as doações podem ser feitas pela chave PIX CNPJ: 24310893000130 (Adeturs Ecoaventuras Histórias e Sabores).