Fechamento de banco por surto de Covid, revolta idosos que não conseguem receber aposentadoria

Idosos aposentados que procuraram a agência do Banco Bradesco, na área central de Campo Mourão, na manhã desta terça-feira (1º) para sacar o benefício, foram surpreendidos com o banco interditado por conta de um surto de Covid-19. Nem mesmo a área dos caixas eletrônicos pode ser acessada.

Muitos, sem orientação ou informação ficaram revoltados. É que como a agência está interditada, inclusive com faixas amarelas ‘zebradas’, não têm acesso aos caixas eletrônicos para sacar o benefício.

“Descaso total do banco com os clientes. Até concordo com o fechamento, mas o banco deveria no mínimo deixar uma pessoa aqui para nos explicar o que aconteceu e deixar liberado pelo menos os caixas eletrônicos depois de uma desinfecção do prédio”, criticou à TRIBUNA um dos aposentados que estava na fila buscando por informações.

No local havia também uma idosa chorando porque não conseguia sacar o dinheiro da aposentadoria. Ela disse que não sabia como resolver o problema e que tem contas para pagar. Por isso o desespero.

Como informação aos clientes, o banco afixou um comunicado, em uma folha de sulfite, em uma das portas de blindex, justificando a interdição. Segundo a instituição, a agência foi fechada temporariamente para higienização e ‘medidas de prevenção e combate à Covid-19’.

O aviso informa aos clientes canais de comunicação digitais do banco para serviços online e que quem precisar de atendimento físico pode se deslocar a agências mais próximas como Mamborê ou Peabiru. “Essa medida foi tomada para preservar você e nossos colaboradores. Pedimos desculpas por eventuais transtornos”, informa o banco no cartaz.

“O problema é se vem uma pessoa que não sabe ler ou algum idoso com dificuldades de enxergar. Este aviso até passa despercebido”, comentou outro cliente que estava no local buscando informações. Ele também defendeu que a instituição deveria deixar um funcionário, mesmo que do lado de fora, para orientar quem comparecer ao local.

Ao tomar conhecimento da situação, a reportagem também procurou o Procon de Campo Mourão, que ao ser informada, imediatamente fez contato com a gerência do banco, que providenciou que a informação chegue com mais clareza a facilitada aos clientes.