Jovem é flagrado pegando ‘rabeira’ em caminhão em Campo Mourão

Um jovem de aproximadamente 20 anos foi flagrado pegando ‘carona’ na ‘rabeira’ de um caminhão em Campo Mourão na manhã desta quinta-feira (19). O flagrante foi feito pela reportagem da TRIBUNA, no jardim Cidade Nova.

Ele andou pendurado no veículo por um longo percurso. Por alguns momentos ainda tentou subir no topo da carroceria. Ao notar que estava sendo fotografado pela reportagem, aproveitou o momento em que o motorista reduziu a velocidade para fazer uma conversão para acessar outra rua e pulou do caminhão.

O ato de pegar rabeira em veículos de grande porte, como caminhões e ônibus pode colocar em risco a vida de quem comete este ato. Nessas situações, é possível que o motorista do veículo nem perceba que há alguém pendurado no caminhão.

Segundo prevê o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), quem pega ‘rabeira’ comete o crime de pereclitação, quando a atitude de alguém oferece risco para a própria vida e também ao do próximo. Tramita na Câmara dos Deputados, projeto de lei que pede alteração do Artigo 235 e 255 da Lei 9.503/1997, o CTB.

De acordo com o projeto, pedestres ou ciclistas que utilizarem outro veículos para serem ‘rebocados’, deverão ser multados se forem flagrados por agentes de trânsito. Hoje, nesses casos, as multas são dadas aos motoristas, que muitas vezes nem tem conhecimento de ter alguém pendurado na traseira do seu veículo.

Conhecida popularmente como ‘pegar rabeta’ ou “pegar traseira”, a prática de se pendurar na traseira, principalmente de caminhões e ônibus, é comum entre os jovens, assim como também é comum a ocorrência de acidentes e mortes decorrentes dessas ações. Seja a pé ou de bicicleta, as pessoas se agarram a outros veículos para pegar uma ‘carona’ que muitas vezes pode leva-los à morte.

Atualmente a prática resulta em punição apenas para os condutores dos veículos envolvidos o que nem sempre é o suficiente ‘e, em alguns casos, até injusto’, já que os motoristas de veículos grandes não têm visibilidade completa da traseira a ponto de perceber e evitar que alguém suba ali, diz o projeto de lei apresentado.