Lançamento do primeiro livro de Silvio César Walter será nesta sexta
Com vasta experiência na área da comunicação, o mourãoense Silvio César Walter lançará seu primeiro livro nesta sexta-feira (8), às 20 horas, na Biblioteca Pública Municipal Professor Egydio Martello, junto à Estação da Luz. Ele resolveu tornar ainda mais conhecidas as histórias de seus saudosos bisavôs, Guilherme de Paula Xavier e Jorge Walter, ambos pioneiros desbravadores de Campo Mourão. No livro, intitulado “Eu tenho histórias para contar”, o autor compilou essas “memórias”, além de contos e narrativas de outras figuras históricas no município, assim como de alguns relatos dele próprio.
✅ Siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp
Além dos escritos sobre a família de Walter, o livro é composto por outros contos e histórias narrados e contados pelo autor, fazendo resgates e relatos históricos. “Este livro nada mais é do que uma simples narração de histórias, causos e acontecimentos com pessoas e personagens que encontrei pela vida. Trago aqui acontecimentos verdadeiros com pessoas que para sempre ficarão marcadas na história”, elucidou o escritor na “nota do autor” presente nas primeiras páginas da edição.
Redigido em pouco mais de um mês, o livro inicia com histórias de Darcy Deitos, empresário e deputado federal constituinte, e do casal Janina e Atanazio Kível, que sobreviveram à Segunda Guerra Mundial e viveram em Campo Mourão. Além disso, a obra também conta a última visita do Doutor Milton Luiz Pereira a Campo Mourão pelo Clube do Fusca.
No final, Walter faz três recomendações de saúde: “Portar sempre o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde), considerando que os três primeiros atendimentos de emergência são da Saúde Pública; respeitar rigorosamente a receita médica e fazer exercícios físicos diários para evitar e resolver problemas de ansiedade”.
Ele justificou à TRIBUNA o motivo que o levou a fazer as orientações. Há alguns anos, o escritor “sentiu na pele” a necessidade de respeitar cada uma das indicações, por isso resolveu compartilhar com os leitores. “Eu tive um problema de saúde em dois mil e vinte e dois, vai fazer dois anos. Tive encefalite. Em seis meses, eu me recuperei cem por cento e sem sequelas”, falou, ao lembrar que todo o relato sobre o caso também está na obra. “Seis meses depois, eu deixei de tomar remédio fazendo exercício físico”, destacou.
Como Walter tem diversas histórias para contar, conforme mencionou, muitas delas tiveram que ficar de fora dessa primeira versão do livro. Mas ele não pretende deixá-las “engavetadas”. “Já tenho o projeto no papel de lançar um segundo livro, semelhante a esse, pois muitas histórias não foram contadas”, mencionou, revelando que a intenção é de lançar a segunda edição ainda este ano.
Embora essa seja a primeira obra que será lançada pelo autor, ele já teve textos de autoria dele publicados em um livro. A colaboração aconteceu em 2009, na obra “Mulheres que abriram caminhos”, por meio de um projeto organizado pela antiga Secretaria Municipal da Mulher de Campo Mourão. A intenção era fazer uma homenagem às mulheres, sendo que três das histórias foram produzidas por Walter.
Trajetória de Silvio César Walter
Filho de Silvio de Paula Walter e Silvanira Sauer Walter e neto e bisneto de pioneiros do município, Silvio César Walter nasceu em Campo Mourão, no dia 26 de junho de 1975. Estudou na Escola Cristo Rei e nos Colégios Estadual, Osvaldo Cruz e Marechal Rondon. Cursou Geografia na antiga Fecilcam (Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão), atual Unespar, e é pós-graduado em Educação, Planejamento e Gerenciamento de Meio Ambiente.
Prestou serviços na empresa Trombini Veículos (Concessionária Chevrolet) e no Jornal Tribuna do Interior. Ocupou cargos de Assessoria de Imprensa nos municípios de Goioerê, Mamborê e Campo Mourão, em duas gestões, bem como na Comcam (Comunidades dos Municípios da Região de Campo Mourão) e no Governo do Paraná – Secretaria de Estado do Esporte e Turismo e Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Atualmente ocupa a função de diretor de imprensa no município de Farol.