Rotary Club de Campo Mourão celebra 50 anos com posse da nova diretoria

O Rotary Club de Campo Mourão, realiza nesta sexta-feira (28), a partir das 20 horas, no Clube 10 de Outubro, a solenidade de comemoração do cinquentenário do clube de serviço, que é o mais antigo da cidade. Durante o evento também será empossado o novo conselho diretor, que tem na presidência o secretário municipal de Esportes, Marcelo de Oliveira Lima, que substitui o atual presidente, o empresário Marcelo Chiroli.

Esse período de dois anos à frente do clube foi muito inspirador e junto com a diretoria e apoio dos companheiros atingimos as metas traçadas pela nossa gestão, com muita dedicação e amor à causa rotária, disse o atual presidente Marcelo Chiroli. Ele também agradeceu o apoio das empresas cidadãs em diversas ações comunitárias e desejou sucesso à nova diretoria.

Entre as ações realizadas ele destacou o trabalho do Núcleo do clube na Vila Guarujá, com arrecadação de prendas e alimentos para a festa julina da Escola Castro Alves e entrega simbólica das Certidões de Regularização dos Lotes do mesmo bairro. Realizamos ainda o curso de auxiliar de produção de artefatos de concreto com 10 formandos, todos moradores do bairro, completou.

Ele citou ainda o projeto em parceria com o Colégio Agrícola e a Prefeitura com o plantio de mudas de árvores frutíferas na Vila Guarujá, arrecadação de roupas para o bazar beneficente em prol da formatura das crianças e compra de brinquedos para os alunos da Escola Castro Alves.

Outra iniciativa da gestão citada por ele também foi a criação do Rotary Satélite para surdos, que coloca Campo Mourão como a segunda cidade do mundo a ter um clube com essa característica. Com 15 integrantes, além de ajudar a comunidade o grupo de deficientes auditivos representa uma importante oportunidade de inclusão no meio rotário. Fundado em 18 de maio de 1969, o Rotary Club de Campo Mourão conta atualmente com 97 membros, incluindo o clube satélite.

Cerimônia de posse terá lançamento de livro da história do Rotary

A posse festiva nesta sexta-feira (28) também será marcada pelo lançamento de um livro que conta a história dos 50 anos do Rotary em Campo Mourão. Com 394 páginas, a obra foi escrita pelo historiador Jair Elias dos Santos Junior, com apoio de Willian Mozer e do jornalista André Martins, de Curitiba.

Em entrevista à TRIBUNA, Jair Elias destaca que o livro começou a ser escrito no início do ano passado e traz informações desde o surgimento do Rotary Internacional em 1905, por Paul Harris, chegada ao Brasil, ao Paraná e a Campo Mourão, em 1969. A cidade havia acabado de ganhar o título de modelo do Paraná e a ausência de um clube de Rotary foi lembrada pelo então prefeito Milton Luiz Pereira na Rádio Colméia, relata o historiador.

Foi então que Emílio Germany começou a convidar alguns profissionais e iniciou-se a movimentação para criação do clube. A primeira campanha foi para combater a formiga saúva, mas o Rotary também auxiliou no surgimento da Coamo e ao longo do tempo doação de ônibus para o Banco de Sangue, criou clubes rotários também na região, clube de jovens e diversas ações humanitárias, acrescenta.

Para escrever o livro ele fez um levantamento de todo o acervo do Rotary, com leituras de atas, recortes de jornais, boletins, entre outros. Além de textos, o livro traz várias ilustrações. Foi um trabalho intenso de uma pesquisa bem aprofundada que mostra o quanto o Rotary foi e é importante para Campo Mourão, completa o historiador.