Introdução ao mercado de ações

Nesta segunda-feira dia 21 de outubro o IBOVESPA bateu um novo recorde, chegando aos 107.037 pontos. Mas antes de começar a investir na Renda Variável entenda as caraterísticas de uma ação.

B3 significa Brasil, Bolsa, Balcão, antiga Bolsa de Valores, sediada em São Paulo, é responsável por negociar as ações das empresas brasileiras. O principal indicador da B3 é o IBOVESPA, ou Índice Bovespa, que é um número que varia durante todo pregão, é calculado pela variação nos preços das ações mais negociadas na Bolsa.

A ação é a menor fração de uma empresa, representa uma parte do seu capital. Para comprar uma ação é necessário abrir uma conta em uma corretora de valores. Ao adquirir uma ação você passa a ser um acionista da empresa.

O acionista consegue negociar uma ação através do home broker da corretora, através desse programa ele consegue enviar as ordens de compra e venda de ações na B3.

É possível adquirir ações através da IPO (Oferta Pública Inicial) que é a abertura do capital da empresa na B3, no mercado primário. Após a IPO você consegue comprar ações no mercado secundário, ou seja, de outros acionistas detentores da ação que você deseja comprar.

Existem dois tipos de ações na B3. As ações ordinárias dão direito ao acionista de votar nas Assembleias realizadas pela empresa. As ações preferencias não dão direito a voto nas Assembleias, mas o acionista tem preferência no recebimento dos dividendos pagos pela empresa.

Para saber se uma ação é ordinária ou preferencial, basta prestar atenção no código da ação na hora de realizar uma operação no home broker. 

Esse código é composto por 4 letras que fazem referência a empresa emissora da ação, e 1 número que significa que tipo de ação ela representa. O 3 representa ação ordinária e os números 4, 5, 6, 7 e 8 representam ações preferencias. O código PETR4 representa uma ação preferencial da Petrobrás.

Se o código da ação terminar com a letra F, significa que ela pertence ao lote fracionário, como por exemplo, PETR4F.

Fora a valorização da ação, o acionista ainda é remunerado com os dividendos, que corresponde a uma parte do lucro da empresa e é isento do IR. Ainda é distribuído para os acionistas o Juros sobre Capital Próprio (JCP), em que a empresa consegue um benefício fiscal.

O IR é cobrado somente quando o acionista consegue lucro nas suas operações. A alíquota é de 15% sobre o lucro para operações de longo prazo e 20% para operações de curto prazo. O recolhimento do IR é de responsabilidade do investidor, que tem que emitir uma DARF e fazer o pagamento até o último dia útil do mês seguinte à venda das ações. Se a soma das vendas das ações for menor que R$20 mil no mês, o acionista está isento do pagamento de IR.

Fora o IR, o acionista ainda paga emolumentos para a B3. É cobrado uma taxa maior para operações de day trade, e menor para quem dorme com a ação. Para saber o valor exato dessa taxa só consultar o site da B3.

As corretoras de valores cobram do acionista a taxa de custódia que é cobrada mensalmente pela guarda das suas ações, e a corretagem que é um valor fixo ou um porcentual, por cada operação de compra e venda.

Essas foram apenas noções inicias para começar a comprar ações, você ainda terá que se aprofundar mais no assunto para conseguir montar uma carteira de ações eficiente.

André Lucas Ciola, economista e desenvolvedor do Blog Me Conte