Entrega de obras e novos investimentos na Educação marcaram semana em Mamborê

O início da semana foi marcado em Mamborê pela entrega de obras e anúncio de investimentos na área da Educação. Na segunda-feira (10), foram entregues as reformas da nova estrutura da Escola Municipal Barzotto, onde foram investidos R$ 1,1 milhão.  No mesmo dia, uma reunião no Colégio Estadual João XXlll marcou o início das obras de ampliação na estrutura da unidade, orçada em mais de R$ 800 mil. Já na terça-feira (11), foi inaugurado o CMEI Jessé Murback, cuja construção foi iníciada em 2014.

“Mamborê vive um momento importante na área da educação, onde com as parcerias que conseguimos junto ao governo federal e estadual, com as contrapartidas do município, estamos melhorando a estrutura dos prédios para dar mais conforto a professores e alunos”, ressaltou o prefeito Ricardo Radomski. 

Ele lembrou que quando assumiu o comando do município, em 2017, a obra da Escola Barzotto, por exemplo, estava paralisada e foi necessário buscar recursos junto ao governo federal. O novo prédio conta com 6 salas de aula, além de uma sala para atendimento especializado, 1 sala para biblioteca e ainda salas amplas para recepção, direção e professores. Possui também cozinha, lavanderia e banheiros. A escola abriga tanto os alunos da antiga Escola Barzotto quanto os ex-alunos da Escola Bento Munhoz da Rocha Netto.

Já a reforma do Colégio Estadual João XXlll era uma antiga reivindicação da comunidade escolar e diretores que por lá passaram. Com recursos do governo do Estado, a unidade ganhará refeitório e  vestiários para a quadra de esportes, além de melhorias na edificação. A previsão de término é de 120 dias.

Na inauguração do CMEI na terça-feira (11), a diretora Marcela de Oliveira França disse que tudo começou porque um dia o pastor Eli e a professora Isolde Rudnick deram início a um trabalho, referindo-se ao início do espaço educacional, em julho de 2003, na Igreja Presbiteriana Renovada, que era a mantenedora. 

Em 2005 o trabalho foi transferido às instalações da Professora Eugênia Sauka Stadler, na Vila Operária. Em 2007, houve a transferência ao Município de Mamborê, recebendo o nome de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jessé Murback e permanecendo no mesmo local.

“Que alegria ter uma obra desta com o nome de nosso avô”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Pereira Murback, falando sobre a sua dupla alegria na noite da inauguração: por ser secretária de Educação e neta do patrono.