Febre amarela: risco se aproxima e Regional faz força tarefa de vacinação

Com o vírus da febre amarela circulando no Paraná, prestes a chegar na região, a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão convoca a população para que se vacine contra a doença. Nos últimos meses, um trabalho de intensificação da vacina vem sendo realizado em todos os 25 municípios da Comcam, já deixando a população prevenida contra a doença.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, o Paraná tem 49 epizootias (casos da doença em macacos) confirmadas de julho do ano passado até agora. Até o momento, o Paraná registra uma morte e outros 17 casos confirmados de febre amarela e 76 casos em investigação.

De acordo com a Regional de Saúde, é uma questão de tempo a chegada do vírus a região, e a forma mais eficaz de evitar a doença é a vacinação. Por isso quem não vacinou ou não tem certeza que tomou a vacina tem quem procurar uma unidade de saúde para se imunizar, orientou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Campo Mourão, Evandra Cristina Pereira.

De acordo com o Evandra, o vírus percorre até 3 quilômetros por dia, por isso a Regional de Saúde já vem deixando a população preparada contra a doença. Pelas previsões, o vírus deve chegar à região até o segundo semestre deste ano e, consequentemente, quem não tiver tomado a vacina, está sujeito a contaminação pelo vírus.

A Regional de Saúde estima uma cobertura vacinal de 70% na Comcam de 2008 até agora contra a doença. Ou seja, de uma população regional estimada em cerca de 330 mil pessoas, 233,2 mil estão vacinadas. Este número pode ser maior já que muitos registros ainda não entraram no sistema.

Até o momento, a região de Campo Mourão não tem casos da doença e nem notificações. Mas em virtude de vários outros casos no Estado estamos fazendo esta força tarefa de vacinação em toda a região, disse Evandra. A enfermeira informou que os municípios já vêm se mobilizando há algum tempo contra o vírus. Muitos estão desenvolvendo ações especialmente na zona rural, com vacinação domiciliar para buscar as pessoas que ainda não tomaram a vacina. Em Terra Boa, por exemplo, as unidades de saúde funcionarão neste sábado (29) das 8 às 17 horas.

Evandra explicou que a vacina contra febre amarela é indicada para crianças a partir dos 9 meses e adultos até os 59 anos e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Para gestantes, mulheres que amamentam, crianças até 9 meses de idade, adultos maiores de 60 anos, pessoas com alergia grave a ovo ou imunodeprimidos, a recomendação é que só sejam vacinados com a avaliação de um profissional de saúde. A vacina é um vírus vivo atenuado e precisa deste cuidado com essas pessoas, explicou frisou a enfermeira.

Ela lembrou ainda que se alguém encontrar algum macaco morto que comunique o serviço de saúde para identificar se o animal está contaminado. Vale ressaltar que o macaco é tão vítima quanto humanos, ele é um sinalizador que tem circulação do vírus, observou.

A febre amarela silvestre é uma doença infecciosa febril aguda causada pelo vírus da febre amarela. Ela é transmitida por mosquitos do gênero Haemagogos a pessoas não vacinadas que adentram áreas rurais, matas, rios, parques, reservas ou localidades que já tem casos confirmados da doença. A forma urbana da doença é quando ocorre transmissão da mesma pelo Aedes aegypti e não ocorre desde 1942.

Os sintomas iniciais da doença são febre alta de início súbito, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo, dor abdominal: ou seja se confundem com outras doenças como leptospirose, gripe ou dengue.

Tivemos um problema em nossa página do facebook e pedimos por favor para todos que nos acompanham que curta nossa nova página para continuar recebendo notícias de Campo Mourão e região até resolvermos a situação, obrigado! Clique aqui para acessar!