Projeto ‘Colmeinha’, de Iretama, recebe o Prêmio Gestor Público do Paraná pelo 2º ano consecutivo

O município de Iretama foi um dos escolhidos pelo Prêmio Gestor Público do Paraná com o Projeto “Colmeinha Real” desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social nas escolas da rede municipal de ensino. É o segundo ano consecutivo que a iniciativa é premiada. O reconhecimento foi comemorado nessa sexta-feira (10), pelo prefeito Same Saab, coordenadores do projeto, professores, e a secretária municipal de Assistência Social, Zenilda Candida Bodnar.

“Uma honra ao nosso município receber este prêmio. Nos motiva como prefeito, e motiva também toda a equipe de servidores e a secretaria envolvida a continuar com o trabalho, que é um exemplo para a região da Comcam”, comemorou Same. Segundo ele, a educação ambiental tem que iniciar pelas crianças e Iretama é exemplo com a ação.

A secretária de Assistência Social, Zenilda Candida Bodnar, explicou que o projeto “Colmeinha Real – Reciclar e Ganhar”, tem como objetivo sensibilizar e conscientizar crianças do município quanto a preservação ambiental, reutilizando e reciclando o lixo. Várias atividades são realizadas nas escolas pelo projeto, como palestras de conscientização, atividades extraclasse entre outras.

“A preocupação em preservar o meio ambiente deve fazer parte da vida de todos. Por isso, nunca é cedo demais para começar a desenvolver o assunto com as crianças”, explicou a secretária. O projeto consiste na troca de recicláveis por produtos, como materiais escolares, brinquedos, entre outros.

Os alunos recolhem os materiais, fazem a separação de acordo com a classificação de cada um e após uma quantia recolhida vendem e recebem “notas de colmeinhas”, uma espécie de dinheiro criado especialmente para o projeto.

“Com a venda dos materiais e a participação financeira de apoiadores do projeto são comprados os produtos para as lojas que são feitas duas vezes ao ano onde os alunos fazem as trocas das ‘colmeinhas’, falou a secretária.

Segundo ela, é uma ‘honra e satisfação’ para o município a premiação do projeto. “Foi a segunda premiação consecutiva pelo Prêmio Gestor Público Paraná. É um reconhecimento importantíssimo e muito valioso. Esse certamente é um momento de muita alegria para todos os envolvidos, como prefeitura, secretarias, escolas, família e alunos”, comemorou.

Zenilda informou ainda que foram recolhidos pelo projeto, em 2022, quatro toneladas e meia, ou seja, 4.500 quilos de materiais recicláveis. “Fica registrado o agradecimento a todos que fazem esse lindo e importante projeto acontecer”, acrescentou.

O prêmio

Criado em 2013, o Prêmio Gestor Público Paraná é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná que visa incentivar e premiar boas práticas da gestão pública municipal. Ao longo da última década, o PGP-PR se consolidou como uma das mais importantes premiações do Brasil neste segmento, com projetos que hoje servem de inspiração para gestores públicos de todo o país.