Três municípios da região de aniversário nesta segunda

Três municípios da microrregião 12, polarizada por Campo Mourão, estão de aniversário nesta segunda-feira (14): Peabiru, Boa Esperança e Quinta do Sol.  Por conta da pandemia de Coronavírus, a data passou sem comemorações. Nesta quarta-feira (15), o município de Juranda comemora 37 anos. Foi desmembrado de Mamborê em 1983.

O mais velho dos aniversariantes desta semana é Peabiru, que completou 68 anos. A cidade pertencia a Campo Mourão até 1952. Mas a história de Peabiru começa antes que Campo Mourão, pois está ligada ao famoso “Caminho de Peabiru”, rota utilizada por povos indígenas da antiguidade. Utilizando o caminho dos indígenas, diversas personalidades percorreram o Peabiru, como o aventureiro português Aleixo Garcia (em 1516); Alvar Nuñes Cabeza de Vaca (em 1541; Capitão Mor Afonso Botelho de San Payo e Souza (em 1869).

Na língua Tupi-guarani “Peabiru” teria significados  como “Caminho de Ida e Volta” ou “Caminho Amassado”. Outra versão seria a de “Peabiru” – “Caminho ao Peru”, uma vez que os povos antigos chamavam aquele país de “Piru”. Segundo historiadores, para os espanhóis chegarem e criarem a Vila Rica do Espírito Santo, na vizinha Fênix, no século XVI, eles aproveitaram um caminho já aberto: o Caminho de Peabiru.

Peabiru foi elevado a município autônomo, sem que houvesse passado por distrito, no dia 14 de novembro de 1951. Nesta data, o governador Munhoz da Rocha sancionou a Lei 790, definindo a nova divisão territorial do Paraná. Em 14 de dezembro de 1952, Silvino Lopes de Oliveira, tomou posse como o primeiro prefeito eleito.

Boa Esperança 

A cidade completou 56 anos. O primeiro nome da localidade era Barreiro do Oeste, por conta das estradas intransitáveis em dias de chuva. Em 1950, já tinha casas de comércio espalhadas ao longo da rua principal. A Lei Estadual de 27 de janeiro de 1951, criou o distrito de Barreiro do Oeste e a Lei Estadual de 6 de março de 1964, sancionada pelo governador Ney Braga, foi criado o município, com denominação alterada para Boa Esperança. 

O território foi desmembrado dos municípios de Janiópolis e Mamborê, sendo instalado oficialmente em 14 de dezembro de 1964. O nome foi sugestão da própria comunidade, demonstrando o otimismo dos colonizadores, que apesar das dificuldades encontradas previram um futuro melhor.

Quinta do Sol

Criado através da Lei Estadual de 29 de Novembro de 1963, e instalado em 14 de Dezembro de 1964, Quinta do Sol foi desmembrado de Fênix. O nome tem origem em sua colonização portuguesa. A palavra “quinta” em Portugal significa “grande fazenda” e “sol” vem da escala musical, pois sol é a quinta nota da escala musical.

No brasão de Quinta do Sol há a representação de uma propriedade rural e a notação musical de uma clave de sol. A cidade também é marcada pela forte colonização japonesa e também de paulistas, mineiros e nordestinos, que vieram para a região atraídos pela cultura do café e hortelã nas décadas de 1950 e 1960.