Presidente dá puxão de orelha: “quase não participam das sessões”

Após o arquivamento de projeto de lei na segunda-feira pela Câmara de Vereadores que criava o 13º salário para políticos do município de Quarto Centenário, o presidente da casa, Claudinei Carlis (PSD), deu um puxão de orelha nos moradores que segundo ele, só participam das sessões do Legislativo quando o assunto envolve polêmica. Fora isso um ou dois costumam participar, falou. O vereador elogiou a pressão dos moradores em cima da Câmara para arquivar o projeto. Quando a população quer ter voz ativa ela tem, pena que isso acontece só em algumas ocasiões, frisou. Ele reconheceu que o projeto só foi arquivado porque os moradores pressionaram o Legislativo. O vereador disse que a lei não era ilegal, mas como houve a discordância dos moradores a Câmara reavaliou o projeto decidindo pelo arquivamento.

Mais duas prefeituras da região recebem alerta do TCE

Mais duas prefeituras da região receberam ontem alerta de gastos com pessoal do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). São elas, Nova Tebas e Araruna. Segundo o Tribunal, as duas prefeituras extrapolaram em 90% o limite de gastos com pessoal da Receita Corrente Líquida. O período de apuração foi encerrado em dezembro de 2016 para os dois municípios, ou seja, problema ainda da gestão passada. Porém como houve troca de administração, cabe agora aos prefeitos Clodoaldo dos Santos (Nova Tebas), e Leandro Arruda (Araruna), equilibrar a situação financeira dos respectivos municípios.

Presidentes reunidos

O clique é da última sexta-feira, durante encontro de prefeitos no município de Roncador. Na foto, a presidente da Comcam, Angela Kraus (PSDB), prefeita de Farol, e o vereador de Corumbataí do Sul, Sidnei Marchi (PSD), presidente da Acamdoze. A reunião era de prefeitos, mas o vereador também acabou participando a convite de Angela. Foi a primeira reunião itinerante da Comcam, metodologia adotada também pela presidência da Acamdoze. Olha eles aí.

Pé na estrada

O PPS já iniciou o seu projeto Pé na Estrada com vista às Eleições para o Governo do Paraná em 2018. A primeira região a receber o programa foi Paranaguá, na semana passada. Segundo o presidente estadual do PPS, deputado federal Rubens Bueno, todas as regiões do estado serão percorridas. Vamos visitar as 23 regiões do Paraná. Queremos avançar o debate da conjuntura política e consolidação da presença do partido. Em cada reunião chamamos as lideranças para um grande debate em busca de novas filiações para construirmos um partido cada vez mais forte, falou. O partido já apresentou também os seus pré-candidatos para o governo e vice do Estado em 2018. São eles respectivamente Marcelo Rangel (prefeito de Ponta Grossa) e Cesar Silvestri Filho (Guarapuava). Bueno vê os dois como figuras descompromissadas com a velha política e preparados para a disputa.

Dito e Escrito

A pressão popular foi mais forte desta vez.

Yuri Cardoso Cairos (PSC), vereador de Quarto Centenário, ao comentar, ontem, à TRIBUNA, arquivamento de lei que criava o 13º salário para políticos no município.